Manteigas caseiras

01-04-2020

São várias as receitas rápidas, fáceis e saudáveis para aprender a fazer manteigas vegetais de caju, amêndoa, amendoim, avelã, sementes de sésamo, entre outros. 

Tudo o que vai precisar é de amendoins, caju, amêndoa, avelã ou outro fruto seco mas também pode usar sementes, como por exemplo de girassol, abóbora, sésamo entre outros e de um robô de cozinha ou de um liquidificador potente. 

De seguida tostar no forno ou numa frigideira os frutos secos ou sementes, naturais e sem pele - o facto de estarem quentes ajuda-os a libertar o óleo natural e melhorar o seu sabor.

Coloque os amendoins quentes num robô de cozinha ou num liquidificador e ligue, na potência máxima, durante cerca de 5 minutos. O tempo e a velocidade dependem do robô de cozinha que utilizar. Por exemplo, na Bimby demora cerca de 3 minutos na velocidade 7. Mas o importante é ir parando a meio do processo para ir raspando a pasta que se agarrar à parede do copo. 

Os frutos ou sementes passarão de triturados para uma bola de massa seca e só depois para a manteiga cremosa a que estamos habituados. Se quiser colocar açúcar, sal ou mel, misture no final. Também pode acrescentar umas pepitas de chocolate e vai ver que fica irresistível.

Após obter a manteiga cremosa deite o preparado num recipiente de vidro previamente esterilizado e guarde no frigorífico até 1 mês mais ou menos. 

É fácil, não é? Experimente e partilha connosco!