Champô sólido natural

09-04-2020

 Hoje vamos falar sobre os champôs sólidos: o que são, de que são feitos, como utilizar e conservar. 

Os champôs são formulados de forma a lavar o cabelo, deixando-o suave, nutrido e brilhante. Para tal, os ingredientes utilizados têm um papel fundamental, são sem conservantes, parabenos ou corantes artificiais, 100% vegano e não testado em animais e sem plástico.

Por que usar champô sólido?

  1. É mais económico que um champô liquido pois dura mais tempo, aproximadamente 40 lavagens. Pode dividir e usar uma metade de cada vez, isso aumenta a durabilidade. É importante guardar o champô sólido num local seco ou numa saboneteira que drene a água, para que ele não amoleça.
  2. É ecológico pois não tem embalagem de plástico, evitando assim a produção de milhares de lixo tóxico. 
  3. É natural como não possuem ingredientes sintéticos, são formulados com activos naturais (ervas, argilas, especiarias, óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, extractos de plantas) que pode identificar pelo nome.
  4. É prático e fácil transportar em malas de viagens.

Como escolher o champô sólido certo para o meu cabelo?

A escolha de um champô sólido não difere de um champô líquido. Existem inúmeras formulações com óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, especiarias, argilas, extractos de plantas, especiarias, polpa de frutas, leites vegetais, mel, melado de cana e uma infinidade de outros activos naturais. E cada combinação de ingredientes precisa estar em harmonia com a necessidade particular dos seus cabelos. Pesquise e pergunte mas só ao usar é que começará a entender o que ele precisa.

Como usar champô sólido?

  1. Enxaguar os cabelos abundantemente.
  2. Molhar o champô e aplicar directamente nos fios molhados ou, se preferir, com a ajuda das mãos fazer espuma e aplicar no cabelo
  3. Massage o couro cabeludo e espalhe a espuma pelos fios, delicadamente. Deixe agindo por alguns segundos.
  4. Enxague com água abundante o cabelo. Após uso, guardar num local seco. 

Porque há champôs sólidos que parecem não resultam?

Às vezes, a opção pelos produtos naturais requer um período de transição. Cabelos diferentes podem responder de maneiras distintas aos produtos aplicados. 

Muitas pessoas utilizam champô sólidos e não sentem essa alteração. Outras, no entanto, são adeptas do enxague com vinagre (de maçã e orgânico) após a lavagem com o champô sólido natural - o pH ácido dessa solução re-equilibra a estática dos fios e os deixa mais soltos e leves. 

Dica: Dilua 1 colher de sopa (15 mL) de vinagre de maçã em 1L de água filtrada e finalize os fios após retirar todo o champô.

Experimente e deixe-nos a sua opinião!